Ateli Corpo & Sorriso - Esttica, Implante e Ortodontia. Cirurgia Planejada por computador, clareamento dental monitorado, coroas de porcelana, espao dos noivos-day clinic, faceta laminada, implante, implantes, lentes de contato, ortodontia, prototipagem, reabilitao oral, consultrio dental, consultrio odontolgico, aparelho dental, aparelho odontolgico, aparelho para os dentes, dentista, implante, implantes em jundia.
 

Ateli Corpo & Sorriso - Esttica, Implante e Ortodontia. Cirurgia Planejada por computador, clareamento dental monitorado, coroas de porcelana, espao dos noivos-day clinic, faceta laminada, implante, implantes, lentes de contato, ortodontia, prototipagem, reabilitao oral, consultrio dental, consultrio odontolgico, aparelho dental, aparelho odontolgico, aparelho para os dentes, dentista, implante, implantes em jundia.

Untitled Document
Reabilitação Oral

Clique na Imagem para Ampliar

Dentre as especialidades da Odontologia, a Reabilitação Oral é a mais nova e mais completa de todas. 

Anteriormente ao aparecimento desta especialidade, somente tínhamos várias especialidades isoladas, sem uma união lógica entre elas, entrando em conflitos de ideais e princípios, o que sempre gerou problemas ao paciente devido não encontrar a solução do seu caso. A Reabilitação Oral veio unir todas especialidades em uma só, centrando em um único pensamento: “a harmonia”. Esta harmonia deve-se ao conhecimento do reabilitador de todas as especialidades, seus princípios e suas limitações. O reabilitador oral não deve ser especialista em todas as áreas, mas é o organizador da utilização racional de cada uma das especialidades.

Sabendo analisar, “enxergar”, diagnosticar o problema, e, quando necessário, encaminhar o paciente a um especialista que possa ajudá-lo. 

“O óbvio somente é obvio quando sabemos enxergá-lo”.

E para isso é necessário um grande conhecimento geral para que se possa analisar todas as possibilidades, e principalmente a “causa”, pois não basta ficar remediando se não atuarmos na raiz do problema.

Ninguém é perfeito! Neste caso, a palavra chave é: “EQUIPE”,. O nosso objetivo é atingirmos o limite da perfeição, respeitando nossos limites! Cada um faz o que faz de melhor! Não há Reabilitação Oral se não houver equipe, pois para atingirmos a perfeição necessitaremos atuar em todas as especialidades da Odontologia: Prótese, Estética (resinas), Periodontia (gengiva/osso), Endodontia (canal), Ortodontia (aparelho), OCLUSÃO (a mais importante de todas, que se relaciona com a mordida funcional), Implantes Osseointegrados e Cirurgias de enxertia óssea.

Com uma equipe de qualidade (Reabilitador Oral, Especialistas de áreas afins e Protético) e um bom planejamento podemos proporcionar a devolução da harmonia estética, fonética, funcional e facial. 

 

O que é Reabilitação Oral? 

“Reabilitação Oral é a devolução do bem estar, da estética, da fonética e função mastigatória ao paciente”.

 

Qual é a indicação de uma Reabilitação Oral?

· Pacientes com perda de dimensão vertical – pacientes estes que com o passar dos anos, seus dentes vieram se perdendo ou desgastando excessivamente, ou devido a grandes restaurações ou devido a próteses, às vezes mal planejadas, que ocasionaram o fechamento da boca e a redução da dimensão, acarretando em vários problemas articulares e funcionais.

· Dores de cabeça que não passam e não são diagnosticadas pelos médicos – em muitos casos as dores de cabeça não tem motivo simplesmente neurológico, ou seja, não adianta ficar remediando. Nos casos de Disfunção de Articulação Temporo-Mandibular, ocorrem dores insuportáveis, que não se resolvem com medicamentos se não atuarmos na causa da dor, que é de origem neuro-musculo-articular, e isto somente o Reabilitador Oral pode resolver.

· Estalos e crepitação na articulação perto do ouvido – como a mandíbula é um osso compacto e o único osso móvel da mastigação, uma alteração na arcada dental pode desencadear alterações na articulação que a mandíbula faz com a base do crânio, esta conhecida como ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

· Restabelecimento da harmonia estética facial e dental – possuímos inúmeros recursos técnicos para solução dos problemas estéticos.

· Ausências dentais –Essas perdas dentais ocasionam um sério problema para a oclusão e para os dentes remanescentes, pois a função do dente perdido será delegada aos dentes que restaram, sobrecarregando-os e levando-os a uma futura perda, ou uma maloclusão (extrusões dentais, excursões e inclinações). A melhor solução é a reposição dos dentes perdidos com implantes osseointegráveis “ o quanto antes”. No caso de perdas dentais por um período prolongado, ocorrerão reabsorções e remodelações ósseas, havendo necessidade de enxertia óssea prévia à colocação dos implantes. 

 

A Reabilitação Oral resolverá o problema de todas minhas dores?

NÃO. Somente resolverá as dores relacionadas a função mastigatória, ATM e oclusão (mordida).

A dor possui várias causas com diferentes origens. 

No caso da dor de origem na Disfunção da ATM, temos vários agentes coadjuvantes, tais como:

· Origem sistêmica - stress, estado emocional e psicológico, problemas neurológicos e psiquiátricos. Neste caso necessitaremos de ajuda médica.

· Origem local – disfunção neuro-muscular relacionado a OCLUSÃO, o que desencadeia um processo inflamatório que causa dores fortes de cabeça (lateral da cabeça), região da bochecha, nuca, pescoço, ombros, chegando até o enformigamento das mãos. O paciente se torna curvado devido a uma compensação cervical, não dorme direito à noite e acorda com muita dor. Isto causa o “efeito bola de neve”.

Desta forma, em muitos casos, necessitamos da associação com outras especialidades odontológicas (Ex.:Ortodontia, Endodontia), médicas (Ex.: Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Acupuntura), psicólogos e fisioterapeutas (RPG). 

 

Após a Reabilitação Oral, nunca mais terei dores e estalos na articulação?

Como já explicado as dores têm várias causas e agentes coadjuvantes. Mesmo as próteses estando em perfeita oclusão, há casos onde ocorre a recidiva dos sinais e sintomas, por fatores não dentais, onde deverão ser revistos na ocasião para detecção da causa e, se necessário, encaminhamento para tratamento. Os estalos são os sintomas mais difíceis de serem, totalmente eliminados, mas isso é possível. “Há casos onde há a necessidade de nova reabilitação, após alguns anos, por desgaste da prótese com nova perda de dimensão, que deverá ser recomposta” 

 

Qualquer dentista pode fazer uma Reabilitação Oral em minha boca?

Com certeza NÃO. A Reabilitação Oral não é fácil!!! Não se aprende Reabilitação Oral na Faculdade. É uma especialidade que exige do profissional MUITO ESTUDO, um grande conhecimento de todas as áreas da Odontologia, principalmente oclusão e prótese, e, principalmente, este deve-se ter um grande mestre que lhe ensine a arte de reabilitar! 

 

É rápido?

NÃO. Esta é uma especialidade que demora até para começar, pois necessita de um exame clínico e planejamento criteriosos, com documentações radiográficas, fotográficas, modelos de estudo, montagens em articulador e enceramentos, para somente então podermos iniciar o tratamento, o qual também é demorado pois temos que reabilitar a boca como um todo, passando por todas especialidades e terminando com próteses, às vezes em toda a boca.

 

Terei que fazer próteses em todos os dentes?

Não necessariamente. Há casos onde há a necessidade de se fazer próteses em todos os dentes. Porém, na maioria dos casos podemos utilizar outros materiais restauradores como resinas em dentes que não sofram carga excessiva. 

 

Meus dentes ficarão branquinhos com porcelanas em todos?

Na maioria das vezes SIM. Mas será necessário uma boa avaliação geral do estado periodontal dos dentes (osso e gengiva) e da oclusão, sendo que, em alguns casos, há a necessidade de permanência de metal (ouro branco ou amarelo) na parte de cima dos dentes posteriores (fundo), buscando a neutralização de forças sobre os mesmos. 

 

Posso escolher um artista de televisão para que meus dentes fiquem iguais aos dele?

Obviamente NÃO. Cada ser humano é único! Com certeza buscaremos, no limite da técnica, a PERFEIÇÃO, contudo, respeitando os padrões de cada paciente em particular. Pode-se tentar (?) 

 

Vou conseguir ficar igual a foto que tirei quando tinha todos meus dentes perfeitos?

Muito provavelmente NÃO. Durante a vida todos nossos padrões mudam. A arcada e os dentes também acompanham esta mudança. “Não podemos fazer dentes de adolescente em um(a) senhor(a) de 65 anos”. Devemos respeitar a harmonia relacionada às várias etapas da vida... seus novos padrões da arcada e faciais. Podemos sim, através de fotos, tentar devolver a estética desejada, porém respeitando a idade cronológica. 

 

É caro???

É um procedimento muito extenso, necessitando um perfeito planejamento e um tratamento prolongado, e principalmente CONHECIMENTO. Antes da prótese final, é necessário o restabelecimento de toda a função mastigatória, da harmonia estética e fonética. Além de, em certos casos, necessitarmos de enxertos e implantes para, somente então, podermos concluir o tratamento. Contudo, por ser um procedimento demorado o investimento é diluído durante o tratamento.

 

A Reabilitação Oral durará para o resto de minha vida?

“Se Deus um dia fez algo tão perfeito, e este infelizmente se perdeu ou deteriorou com o passar dos anos, quem sou eu (dentista) para fazer algo que vá durar para o resto da vida?”

Sendo um investimento alto, qualquer um gostaria que fosse eterno, contudo nada é eterno. Com certeza, se todos os cuidados com a higienização forem seguidos conforme a orientação do dentista, este tempo se prolongará consideravelmente, “ podendo até” durar para o resto da vida (isto depende do tempo de vida!). 

 

Quanto tempo dura uma reabilitação?

Esta é uma resposta impossível de ser respondida, pois dependerá dos cuidados que cada paciente terá com as próteses e restaurações, do estado emocional, do stress, da alimentação ou sobrecarga a que a reabilitação será diariamente submetida. 

Em termos do trabalho profissional, este será buscado o limite do perfeccionismo, para que o trabalho dure o máximo possível. 

Todo o trabalho de Reabilitação Oral é executado com base uso do ouro, que é o melhor material que se pode encontrar até os dias atuais na prótese, o que aumentará a longevidade das restaurações.


Estética, Implante e Ortodontia. Cirurgia Planejada por computador, clareamento dental monitorado, coroas de porcelana, espaço dos noivos-day clinic, faceta laminada, implante, implantes, lentes de contato, ortodontia, prototipagem, reabilitação oral, consultório dental, consultório odontológico, aparelho dental, aparelho odontológico, aparelho odontológico, aparelho para os dentes, dentista, implante, implantes em jundiaí.